<%@ language=VBScript %> <% dim cr dim ban set cr=server.createobject("MSWC.ContentRotator") ban = cr.ChooseContent("../../txt/ban.txt") %> Folha Andradense - O Nosso Jornal
SITES DO PORTAL DE ANDRADAS >>>     Andradas Folha Andradense Pico do Gavião Pedra do elefante Contato   9 ANOS 
     
FOLHA ANDRADENSE
O NOSSO JORNAL - ANDRADAS, MG
Edição Atual Andradas     Shopping
Edição:   22 de JUNHO de 2007  
Capa da Semana

Página Inicial
Educação em Andradas já é exemplo para o País
Cidade


A Brinquedoteca deve ser instalada em todas as escolas.

A notícia alvissareira, recebida esta semana, pela prefeita Margot Pioli, veio ratificar os bons rumos da Educação no Município. De acordo com estatística divulgada pelo Ministério da Educação, Andradas está entre os 235 municípios do Brasil com melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB.
O Município de Andradas classificou-se com o índice 5,0, um dos melhores do Estado e da região, considerando-se que a média do índice nacional foi de 3,8 e a do Estado de Minas Gerais, de 4,9.
O município brasileiro, classificado com o melhor índice, foi o de Barra do Chapéu, no interior paulista, com 6,8.
Tal resultado assegura o acerto da atual Administração, no que tange aos investimentos no setor, conforme relatamos a seguir:

Reforma e ampliação das Escolas Municipais


Os escovódromos também refletem o compromisso com a Educação.

Melhorar a qualidade do ensino na Rede Municipal em Andradas. Essa tem sido a meta da atual equipe do Governo Municipal desde o início de 2005, que vem investindo em ações concretas. Naquele ano, as primeiras mudanças foram realizadas com o aumento no número de coordenadoras escolares, número este,que passou de três, no total, para uma coordenadora por escola, aumentando assim o contato com o aluno e, por sua vez, de forma contínua e permanente, incentivando o corpo docente. Outra novidade foram os inúmeros cursos de capacitação e qualificação para os professores municipais. “Procuramos atender aos requisitos fundamentais em todas as áreas, oferecendo aos nossos professores novas oportunidades de aprendizado e reciclagem”, explica a secretária de Educação, Maria de Fátima Torres Nhola. Ainda para o Corpo Docente, uma conquista importante foi a aprovação do Novo Plano de Cargos e Salários apenas dessa categoria, que entrou em vigor em janeiro de 2007.

Reformas e Ampliações


Mesas e cadeiras novas foram adquiridas para todas as salas de aula.
O piso frio também é referência para toda a rede.

Escolas como a localizada no Bairro do Óleo, foram totalmente reformadas, com a ampliação das salas de aulas, cozinhas e banheiros, além da construção do parque e da área de lazer. Em outras escolas, como a E. M. José Luiz Sasseron, as áreas internas e externas tiveram sua pintura restaurada. Pára todas as escolas, tanto na zona urbana como na rural, é adotado o mesmo padrão, ou seja, as melhorias e os benefícios são os mesmos, como é o caso da instalação de piso frio nas salas de aula. Prova disso é a Escola do Bairro do Macuco que, até o início de 2006 encontrava-se desativada. Após o investimento feito na sua reforma e ampliação, mais de 30 crianças da zona rural voltaram a ter a oportunidade de freqüenta-la e receber a Educação Infantil, privilégio esse que, até então, só era possível com o deslocamento à zona urbana. Por outro lado, visando contribuir para a melhora cada vez mais, da qualidade nutricional da merenda servida às crianças e adolescentes, foram construídas cozinhas mais apropriadas, amplas e arejadas na maioria dos estabelecimentos. “A melhoria na qualidade da merenda é um compromisso que foi assumido com a Administração para com o povo. Com a mudança, a merenda passou a ser preparada na própria escola, seguindo as normas ditadas por nutricionista, que elaborou um cardápio equilibrado, rico em vitaminas e proteínas”, disse a secretária.
Outro detalhe que vale a pena ser ressaltado diz respeito à construção dos escovódromos nas escolas. Atendendo a solicitação da Secretaria de Saúde, que vem trabalhando para combater a cárie infantil, cada escola deve ter um espaço destinado para que as crianças possam escovar os dentes após as refeições. “Periodicamente, os profissionais da Saúde visitam as escolas e mostram aos alunos como deve ser a escovação e limpeza dos dentes. Além disso, a Saúde fornece escova e pasta de dentes aos alunos”, prosseguiu a secretária.

Tecnologia a serviço da Educação


As cozinhas, todas recém construídas ou ampliadas,
onde são preparadas várias refeições diariamente.

Atenta as mudanças e necessidades do mercado de trabalho que cada vez mais exige a inclusão do cidadão no mundo da informática e da tecnologia, a Secretaria de Educação vem investindo, sistematicamente, na compra de microcomputadores, televisores, impressoras, retro-projetores, dvd´s, livros e outros acessórios. Por exemplo: nas Escolas Paulo Drumond de Souza, José Luiz Sasseron e Floriza Maniassi Trevisan, já funcionam, desde o início de 2005, laboratórios de Informática, onde cada sala dispõe de 10 computadores e uma impressora, todos conectados a Internet. “A inclusão digital é uma necessidade atual da Educação. Não podemos mais ensinar ao aluno sem estar atento as mudanças desse mundo globalizado. E o acesso à informática, sem dúvida nenhuma, faz parte desse processo”, diz a secretária de Educação. No caso das TV´s e DVD´s, cada sala de aula possui equipamento próprio, para facilitar professor, na sua missão de lecionar.
Na Creche Pingo de Luz, no Bairro do Horto, as crianças contam com salas específicas para leitura, jogos e brincadeiras, visando o desenvolvimento mental e intelectual. “O mundo lúdico é uma necessidade da criança. Por isso, investimos na aquisição de novos livros, jogos e brinquedos”, continua explicando, a secretária Maria de Fátima.
Também foram adquiridas novas mesas e carteiras para as escolas, além da compra de mesas e bancos para os refeitórios em vários estabelecimentos.
Para este ano restam, apenas, a conclusão das obras que estão sendo executadas nas escolas “Daura Dagmar Lobo”, “São José”, e “Francisca Vilela Peçanha”.
Veja os investimentos até agora realizados em cada escola:
- Escola Municipal Jocelém José de Andrade (Bairro do Óleo): pavimentação do pátio, instalação de forro e pintura.
- Escola Municipal São José: pintura, perfuração de poço e ampliação das salas de aulas e banheiros, construção de uma quadra.
- Escola Municipal José Luiz Sasseron: pintura da Escola e reforma da cozinha.
- Escola Municipal Floriza Maniassi Trevisan: construção da cozinha, construção da Brinquedoteca, instalação de forro, pavimentação dos pátios, jardinagem e pintura.
- Escola Municipal José Bonifácio: instalação de forro em duas salas de aula e na cozinha; construção da praça de alimentação e reforma da secretaria.
- Escola Municipal dos Gonçalves: construção de três salas de aula e dois banheiros, pintura parcial da escola, instalação de estrutura metálica na varanda.
- Escola Municipal Dr. Paulo Augusto Drumond de Souza: pintura, instalação de piso em toda a escola, instalação de forro, ampliação e reforma da cozinha, construção da despensa para alimentos, reforma dos banheiros e pavimentação do pátio.
- Escola Municipal Daura Dagmar Lobo: construção de quatro salas de aula, construção de dois banheiros, construção da cozinha, refeitório, despensa e banheiro para funcionários, pintura geral.
- Escola Municipal Caracolzinho: reforma geral da escola, construção da secretaria e sala dos professores, construção de quatro salas de aula, construção de dois banheiros, construção da praça de alimentação e pintura.
- Creche Pingo de Luz: pintura, construção de dois solários no berçário, reforma da brinquedoteca, ampliação da sala de TV e do refeitório dos funcionários.

Shopping Andradas